Direito de Família na Mídia
Fórum do Naviv discute alienação parental
08/05/2018 Fonte: UlbraO Núcleo de Atendimentos a Vítimas da Violência (Naviv) está completando 21 anos de atividades em 2018 e, para celebrar a data, realizará um fórum com a tema Alienação Parental. O evento acontece nesta quarta-feira, 9 de maio, às 9h, no auditório 219 do prédio 1 da Ulbra Canoas. O assunto será abordado pelo juiz de direito da 2ª Vara de Família da Comarca de Canoas, Diego Leonardo Di Marco Pineiro.
A coordenadora do Naviv e professora do curso de Psicologia da Ulbra, Carmen Aristimunha, explica que a alienação parental consiste na interferência psicológica provocada em criança ou adolescente por um dos seus genitores contra outro membro da família que também esteja responsável pela sua guarda e vigilância. De acordo com a docente, esse assunto foi escolhido porque é trabalhado constantemente nos atendimentos realizados no núcleo. "Sempre realizamos fóruns que abordem questões que vão ao encontro daquilo que a sociedade clama, como violência e vitimização", explicou Carmen.
Na abertura do evento haverá uma homenagem às ex-professoras de Psicologia da Instituição Sônia Rovinski e Mariângela Feijó, que foram as autoras do projeto Naviv.
O Naviv é um espaço de atendimento comunitário com forte atuação na região metropolitana de Porto Alegre. Em parceria com o Foro Municipal de Canoas, professores e alunos dos cursos de Psicologia e Direito da Universidade exercitam seus conhecimentos teóricos e práticos ao mesmo tempo em que prestam atendimento para cidadãos vítimas de agressões domésticas e outros tipos de violência urbana. O Núcleo proporciona aos alunos de graduação e pós-graduação a oportunidade de realizarem estágios profissionalizantes e voluntários.